Sobre preconceito.
- deboraferreira9
- 26 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Uns dias atrás estava eu na parada esperando o ônibus para a faculdade quando uma senhora que estava à minha frente puxa conversa e diz: " Não é por nada não, mas você viu o rapaz que acabou de passar, que coisa nojenta, que ridículo, homem nasceu para ser homem, essa história de homem querer ser mulher é feio, me dá até nojo, é uma afronta e um desrespeito à família, que nojo!!"
Eu disse que não tinha visto, aliás não vi mesmo, e não quis dar papo pra tal senhora já que não gosto de gente preconceituosa. Indo para a faculdade eu fiquei pensando no que aquela senhora havia me dito e no tamanho desmedido do seu preconceito. O rapaz provavelmente estava indo trabalhar ou estudar, ou estava voltando de um de seus afazeres, ele estava apenas sendo ele mesmo, e não estava afrontando ninguém, muito menos a família alheia.
Em minha opnião o rapaz é que foi alvo de desrespeito e de afronta, desrespeito à sua opção sexual e afronta à sua forma de agir e de viver. Nessa de tentar entender o porquê de um preconceito sem base e infundado cheguei à conclusão de que preconceito é uma forma leiga de pensar sobre algo ou alguma coisa, é não respeitar a opnião alheia e se achar acima de todos os julgamentos possíveis.
Não acho que ninguém deva ser obrigado a aceitar a opção sexual de ninguém, porém o respeito é imprescindível. Existem pessoas boas e ruins, na igreja, no trabalho, na família. Existem heteros que desrespeitam muito mais a família com atos obcenos, ataques contra mulheres e abusos sexuais, na igreja, no ônibus, no trabalho.
Ser homosexual não é rótulo para ser uma pessoa ruim, aliás a minha e a sua opção sexual não deveriam nem ser assunto de outras pessoas, cada qual com a sua vida, cada qual com as suas opções, o importante é que haja respeito, na forma de falar, na forma de se expressar, na forma de agir. Conheço homosexuais que são exemplos de pessoas, e heterosexuais idem, pessoas maravilhosas, e suas opções sexuais não influenciam em nada em sua personalidade.
O preconceito é burro, isso mesmo, burro. É triste e um absurdo ouvir o que eu ouvi da tal senhora, é triste ver alguém que está apenas vivendo a sua vida ser alvo de palavras tão cruéis. Espero pelo dia no qual as pessoas aprenderão a respeitar as opiniões e opções alheias, tanto no âmbito sexual quanto em outros como religioso, político, raça, cor, credo, pois a falta de respeito é uma das maiores causas de desentendimentos e confusões.
Se livra desse teu preconceito bobo, abra essa mente, o século é XXI e não há mais motivos para essa coisa de desrespeitar o que não se conhece, mais respeito por favor, mais compreensão e mais amor. Existem pessoas maravilhosas de todas as raças, todos os credos, todas as cores e todas as opções sexuais. Não é ser conivente com algo que você acha errado, é entender que a verdade não é única e o que é válido para o outro pode não ser válido pra você. Viva a diversidade, de cor, de credo, de pensamento, viva a diferença, seja a diferença, faça a diferença, respeite o próximo.



Comentários